Teresina alcança 94% de atualização do Cadastro Único, mas 8 mil famílias ainda precisam regularizar dados

por Antônio Luiz Moreira Bezerra publicado 11/01/2026 11h26, última modificação 11/01/2026 11h26
Reportagem da TV Assembleia faz um diagnóstico sobre esse cadastramento em Teresina

eresina atingiu um índice expressivo de 94% de atualização do Cadastro Único (CadÚnico), resultado de uma força-tarefa realizada pela Secretaria Municipal de Cidadania, Assistência Social e Políticas Integradas (Semcaspi). Apesar do avanço, cerca de 8 mil famílias ainda precisam regularizar as informações para garantir a continuidade do acesso aos programas sociais dos governos federal e municipal.

 

A atualização cadastral é fundamental para que famílias de baixa renda continuem recebendo benefícios como o Bolsa Família e outros programas sociais. Segundo a Semcaspi, a falta de atualização pode resultar no bloqueio ou até no cancelamento dos benefícios.

 

De acordo com o secretário executivo do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) da Semcaspi, Douglas Cipriano, o município conseguiu reduzir significativamente o número de cadastros desatualizados nos últimos meses. “Em dezembro, tínhamos cerca de 16 mil famílias com cadastro desatualizado. Com uma força-tarefa, ampliação das equipes e intensificação da busca ativa, conseguimos reduzir esse número pela metade. Hoje, cerca de 6% da população ainda precisa atualizar seus dados”, destacou.

 

Atualmente, o Cadastro Único em Teresina contempla mais de 159 mil famílias de baixa renda, que são atendidas por políticas públicas federais por meio da busca ativa e do acompanhamento social realizado pelo município.

 

Confira a reportagem completa da TV Assembleia


 

Da Redação Site TV Assembleia