Sisu 2026 amplia uso de notas do Enem e oferta mais de 5,3 mil vagas na UFPI, destaca pró-reitora
O Sistema de Seleção Unificada (Sisu) 2026 traz mudanças para os candidatos que desejam ingressar no ensino superior público. De acordo com a pró-reitora de Ensino de Graduação da Universidade Federal do Piauí (UFPI), Gardênia Pinheiro, uma das principais novidades desta edição é a possibilidade de utilização das notas das três últimas edições do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2023, 2024 ou 2025
As inscrições são gratuitas e devem ser realizadas entre os dias 19 e 23 de janeiro no site do Sisu. No ato da inscrição, o candidato precisa informar o número de inscrição do Enem escolhido, dados pessoais básicos e selecionar duas opções de curso, em ordem de preferência.
Gardênia Pinheiro reforça que os candidatos que desejarem concorrer às vagas reservadas às políticas de ações afirmativas devem declarar corretamente essa opção no sistema. As cotas contemplam critérios como baixa renda, pretos, pardos, indígenas e pessoas com deficiência, desde que atendam aos requisitos previstos em lei.
No Piauí, as instituições públicas ofertam milhares de vagas por meio do Sisu 2026.
Mais detalhes sobre o processo seletivo e as orientações aos candidatos estão disponíveis na reportagem completa no YouTube da TV Assembleia.
Redação Site da TV Assembleia