Sarau recebe Fonseca Neto e Jean Brito em noite de história e literatura piauiense

por Antônio Luiz Moreira Bezerra publicado 15/07/2025 16h45, última modificação 15/07/2025 16h45
Na primeira parte do programa, Fonseca Neto apresenta o livro História de Oeiras. Em seguida, Jean destaca O Cortador de Pipas e a Felipi

Nesta terça-feira (15), a partir das 21 horas, o programa Sarau, exibido pela TV Assembleia do Piauí, traz duas entrevistas especiais que exaltam o conhecimento, a cultura e a produção literária do estado. O apresentador Octavio César conversa com os professores e escritores Fonseca Neto e Jean Brito, em um encontro marcado por reflexões sobre história e valorização da literatura local.

 

Na primeira parte do programa, o historiador e acadêmico Fonseca Neto apresenta seu novo livro História de Oeiras – Chão de Convictos, República de Contingentes. Com sua costumeira profundidade, ele destacou que a história não lida com o "e se", mas sim com os fatos concretos. “A história é o que se deu. A partir do momento em que algo acontece, ela passa a existir como dado, como verdade histórica”, explicou o professor.

 

Em seguida, Jean Brito, também professor e escritor, fala sobre o livro infantil O Cortador de Pipas, escrito em parceria com seu afilhado, e anunciou o lançamento durante a 4ª edição da Felipi — Feira da Literatura Piauiense, que acontece em setembro. A Felipi é um evento 100% dedicado à valorização de autores e artistas locais, com apoio do Governo do Estado, da Seduc e da Semec.

 

Segundo Jean, além de fomentar a leitura, a feira movimenta a economia criativa no estado. “Todos os recursos investidos retornam para o Piauí, pois tudo é feito com talentos piauienses — dos livros aos shows culturais”, afirma.

 

Uma noite para celebrar a memória, a identidade e o talento do Piauí.


Fonte: Sarau