Sarau consolida espaço da literatura na TV Assembleia e encerra 2025 com números expressivos
O programa Sarau, exibido pela TV Assembleia, encerrou 2025 com 52 programas exibidos, com 158 entrevistas realizadas e a divulgação de 119 novos livros, mantendo uma trajetória iniciada há 17 anos.
Criado inicialmente como um programa de variedades, o Sarau passou por um processo de especialização e consolidou-se como um espaço dedicado exclusivamente à literatura. Atualmente, vai ao ar às terças-feiras, às 21h, com reprise aos sábados às 19h.
Durante 2025, o programa acompanhou lançamentos de livros, participou de feiras, eventos literários e exposições, sempre com foco na valorização dos autores e de suas produções. Segundo o apresentador Octávio César, a proposta do Sarau é clara.
“Minha função não é fazer crítica literária, mas ajudar a divulgar a literatura. Publicar um livro é um grande desafio, principalmente pelos custos envolvidos”.
O apresentador relata que, ao longo dos anos, o programa se tornou palco de histórias marcantes. Entre elas, a de um autor que conseguiu publicar o primeiro livro após vender a própria motocicleta e faleceu poucos dias antes do lançamento.
Com entrevistas que transitam por diferentes gêneros e temas, da poesia à ciência, como livros sobre energia fotovoltaica, o Sarau aposta na diversidade de conteúdos. “Sempre haverá alguém interessado em cada assunto. Uma entrevista pode despertar um novo leitor”, destaca o apresentador.