Programa Palavra Aberta debate o papel da arquitetura na vida contemporânea

por Joelma de Sousa Abreu publicado 22/12/2025 18h20, última modificação 22/12/2025 18h25
O tema ganhou destaque após a o cantor sertanejo João Gomes tornar pública sua insatisfação com um projeto moderno para sua casa

O programa Palavra Aberta desta segunda-feira (22), exibido às 14h30 pela TV Assembleia do Piauí,  debateu como a arquitetura pode expressar identidade, pertencimento e autocuidado. O programa recebeu o arquiteto e urbanista Áureo Tupinambá Jr., profissional com forte ligação com a cultura local, sustentabilidade e experiência no IPHAN.


A arquitetura como forma de identidade e pertencimento ganhou destaque após a declaração do cantor sertanejo João Gomes, que tornou pública sua insatisfação com um projeto moderno para sua casa e defendeu uma construção inspirada na arquitetura tradicional do sertão nordestino. A situação reacendeu discussões sobre a escuta do cliente, a padronização dos projetos e o afastamento entre arquitetura, território e identidade cultural.


Ao longo do programa, Áureo Tupinambá Jr. analisa o que chama de “crise na arquitetura contemporânea”, marcada pela repetição de modelos e pela submissão a tendências e à indústria. Para ele, muitos espaços têm se tornado “não lugares”, desprovidos de afeto e significado, ignorando fatores essenciais como clima, cultura, memória e modos de viver das pessoas.





Confira  o programa Palavra Aberta, desta segunda-feira com o  arquiteto e urbanista Áureo Tupinambá Jr



 

Redação Site da TV Assembleia