Palavra Aberta discute formação tecnológica de jovens piauienses

por Joelma de Sousa Abreu publicado 25/09/2025 18h40, última modificação 26/09/2025 21h31
O convidado do programa foi o professor e pesquisador Daniel Ponte, engenheiro elétrico e doutor em Engenharia Elétrica

 

O Programa Embarcatech, criado pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação em parceria com institutos federais, foi tema da edição desta quinta-feira (25) do Palavra Aberta, realizada em parceria com o Instituto Federal do Piauí (IFPI).


O convidado do programa foi o professor e pesquisador Daniel Ponte, engenheiro elétrico e doutor em Engenharia Elétrica, que explicou como a iniciativa está sendo executada no estado. O objetivo é oferecer formação em áreas como sistemas embarcados e internet das coisas.


Segundo Daniel, os alunos selecionados participam de aulas teóricas, práticas e também de residências tecnológicas em empresas parceiras, onde têm contato com desafios reais do setor produtivo.


No Piauí, nove campi do IFPI participam do projeto. Até agora, cerca de mil estudantes iniciaram a formação, 600 receberam certificação e 100 foram aprovados para a fase de residência, que inclui bolsas e orientação de professores.


A entrevista também abordou perspectivas para a área tecnológica e a integração de sistemas embarcados com inteligência artificial.



Veja a entrevista completa: