PRF registra quase 3 mil infrações durante o Carnaval no Piauí e reforça fiscalização para Semana Santa

por Antônio Luiz Moreira Bezerra publicado 19/02/2026 15h44, última modificação 19/02/2026 15h44
Reportagem da TV Alepi entrevistou o superintendente da PRF-PI. Fabrício Loiola, que demonstra preocupação com os números

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) divulgou o balanço da Operação Carnaval nas rodovias federais que cortam o Piauí. Ao todo, foram registradas 2.872 infrações de trânsito, além de 24 acidentes, que resultaram em três mortes. O número elevado de autuações evidencia, segundo a corporação, que ainda persiste um comportamento de risco por parte de muitos condutores, especialmente em períodos de grande movimentação nas estradas.

 

Entre as infrações mais recorrentes estão o excesso de velocidade, com 757 flagrantes, e as ultrapassagens perigosas, que somaram 248 registros. Também foram efetuadas 29 prisões durante a operação, sendo nove por embriaguez ao volante. A condução de veículos sob efeito de álcool segue como uma das principais preocupações das autoridades, por aumentar significativamente o risco de acidentes graves e fatais.

 

De acordo com o superintendente da PRF no estado, Fabrício Loiola, há um esforço contínuo para reduzir a violência no trânsito, embora isso exija um forte aparato de fiscalização. Ele destacou que, em 2024, foram registradas quatro mortes durante o Carnaval; em 2025, uma; e neste ano, três.

 

No Piauí, os trabalhos foram iniciados no dia 8, antes do aumento do fluxo de veículos. A estratégia, segundo Loiola, foi garantir maior sensação de segurança e ampliar a presença ostensiva da corporação nas estradas desde os primeiros deslocamentos.

 

Com o próximo grande feriado se aproximando, a Semana Santa, a PRF já planeja novas operações no estado.

 

Veja aqui a reportagem completa


 

Da Redação Site TV Alepi