Prazo final se aproxima: micro e pequenos empresários têm até 31 de janeiro para aderir ao Simples Nacional

por Antônio Luiz Moreira Bezerra publicado 27/01/2026 11h17, última modificação 27/01/2026 19h34
Em entrevista ao Bom Dia Assembleia, economista explica as vantagens de adesão ao programa

Com o prazo se aproximando, micro e pequenos empresários precisam ficar atentos: a adesão ao Simples Nacional pode ser feita até o dia 31 de janeiro. A informação foi destacada pelo economista Jivago Gonçalves, em entrevista ao programa Bom Dia Assembleia, ao repórter James Almeida, nesta terça-feira (27).

 

O especialista explicou que o Simples Nacional é um regime tributário criado para facilitar a vida dos empreendedores, especialmente em um país marcado por alta carga tributária e complexa burocracia fiscal.

 

“Quem é microempreendedor individual (MEI), microempresa (ME) ou empresa de pequeno porte (EPP) pode aderir ao Simples Nacional. O próprio nome já diz: ele simplifica”, afirmou Jivago.

 

Uma das principais vantagens do Simples Nacional é a unificação de tributos em uma única guia de pagamento. Em vez de pagar impostos separadamente, o empreendedor quita até oito tributos em um único boleto.

 

Jivago alertou que quem perder o prazo de adesão só poderá optar pelo Simples novamente em janeiro de 2027, o que pode resultar em pagamento de impostos mais elevados ao longo do ano.

 

Confira mais informações na entrevista na íntegra


 

Da Redação Site TV Assembleia