Piauí recebe novo lote de vacinas contra o vírus sincicial respiratório e amplia proteção a bebês

por Antônio Luiz Moreira Bezerra publicado 09/01/2026 19h06, última modificação 09/01/2026 19h06
Em reportagem da TV Assembleia, saiba a importância dessa vacina para mães e bebês

O Piauí recebeu, na quinta-feira (8), um novo lote com 8,5 mil doses da vacina contra o vírus sincicial respiratório (VSR), principal causador da bronquiolite em bebês. As doses já estão sendo organizadas pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi) para distribuição aos 224 municípios, garantindo a continuidade da vacinação pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

 

Essa é a segunda remessa recebida pelo estado. O primeiro lote, enviado em dezembro, já foi totalmente distribuído e aplicado. Segundo a coordenadora estadual de Imunização da Sesapi, Bárbara Pinheiro, a vacina tem papel fundamental na proteção das gestantes e, principalmente, dos recém-nascidos.

 

“A vacina é indicada para gestantes a partir da 28ª semana de gestação até o parto, com o objetivo de proteger o bebê logo ao nascer. É uma estratégia essencial para reduzir casos graves de bronquiolite”, explicou.

 

A bronquiolite é uma inflamação dos brônquios que afeta principalmente crianças pequenas e pode evoluir para quadros graves, com necessidade de internação e, em casos extremos, levar ao óbito. Por isso, a ampliação da vacinação é considerada uma medida preventiva de grande impacto na saúde infantil.

 

Veja aqui a reportagem completa


 

Da Redaçaõ Site TV Assembleia