Piauí lidera emissão da nova Carteira de Identidade Nacional e se torna referência no país

por Antônio Luiz Moreira Bezerra publicado 13/01/2026 10h35, última modificação 13/01/2026 10h35
Mais da metade da população piauiense já tirou o documento

O Piauí alcançou um marco histórico na implantação da nova Carteira de Identidade Nacional (CIN). Segundo dados do Ministério da Justiça, mais de 1,6 milhão de piauienses já emitiram o novo documento, o que corresponde a 50,7% da população do estado. O percentual consolida o Piauí como líder nacional em emissão proporcional, superando inclusive estados com população semelhante.

 

Para a Secretaria de Segurança Pública do Piauí (SSP-PI), responsável pelas emissões por meio do Instituto de Cidadania Digital, o resultado vai além de números. Representa mais inclusão social, ampliação do acesso a serviços públicos e garantia de direitos básicos para a população.

 

De acordo com a diretora de Cidadania Digital da SSP-PI, Livia Queiroz, a nova identidade unifica informações essenciais do cidadão em um único documento, tendo o CPF como número único de identificação nacional. Além disso, a CIN permite a inclusão de diversos registros, como título de eleitor, carteira de trabalho, número do PIS/Pasep, tipagem sanguínea, além de laudos médicos, possibilitando a emissão da carteira de identificação da pessoa com deficiência.

 

“A nova identidade abre portas para outras políticas públicas. Com esse documento, o cidadão tem acesso facilitado a serviços essenciais, seja na educação, na saúde ou na assistência social”, destacou a gestora.

 

Acompanha aqui a reportagem na íntegra


 

Da Redação Site TV Assembleia