Piauí debate futuro do campo: Conferência traça caminhos para o desenvolvimento rural sustentável
Teve início nesta segunda-feira, 19, em Teresina, a I Conferência Estadual de Desenvolvimento Rural, Sustentável e Solidário, que reúne representantes dos 12 territórios do Piauí, poder público e sociedade civil para construir propostas voltadas ao fortalecimento do campo piauiense. A abertura do encontro, que teve cobertura da TV Assembleia, foi realizada no Centro de Formação da Fetag-PI e é etapa preparatória para a 3ª Conferência Nacional, prevista para março, em Brasília.
Entre os temas debatidos estão o fortalecimento da agricultura familiar, a reforma agrária, a transição agroecológica e o desenvolvimento sustentável. Segundo o superintendente do MDA no Piauí, Dayvid Miranda, o principal desafio é elaborar uma agenda estratégica de transformação agroecológica para os sistemas alimentares do estado. “O objetivo é sairmos daqui com um documento final que leve as propostas do Piauí para Brasília e ajude a nortear as ações dos governos e dos movimentos sociais”, afirmou.
A secretária de Estado da Agricultura Familiar, Rejane Tavares, destacou a importância do debate no atual contexto ambiental. Para ela, é essencial discutir políticas que considerem tecnologias adaptadas ao semiárido e enfrentem o avanço da desertificação no Nordeste. “Sem tratar desses entraves, não conseguimos pensar em desenvolvimento rural sustentável”, ressaltou.
O presidente da Fetag-PI, Antônio José da Rocha, reforçou que a conferência busca fortalecer a agricultura familiar por meio da construção de políticas públicas que ampliem o acesso e garantam melhores condições aos agricultores. Já a deputada estadual Elisângela Moura enfatizou a articulação entre territórios, governo e sociedade civil, destacando que o encontro deve resultar em um plano de ação para assegurar que as políticas públicas cheguem efetivamente aos municípios.
Confira aqui a reportagem da TV Assembleia
Da Redação Site TV Assembleia