Período chuvoso aumenta proliferação de moscas e acende alerta para viroses no Piauí

por Antônio Luiz Moreira Bezerra publicado 20/01/2026 16h24, última modificação 20/01/2026 16h24
Reportagem da TV Assembleia destaca os cuidados e prevenção contra a virose da mosca

Com a chegada do período chuvoso, cresce no Piauí a proliferação de moscas e outros insetos, o que acende um alerta para o aumento das viroses que podem afetar a população. Reportagem da TV Assembleia destaca que, nessa época do ano, os cuidados com higiene precisam ser redobrados para evitar doenças, especialmente entre os grupos mais vulneráveis.

 

De acordo com o médico infectologista Nayro Ferreira, as viroses mais comuns no estado incluem as arboviroses, como dengue, zika e chikungunya, além das viroses respiratórias e das infecções do trato gastrointestinal, popularmente conhecidas como “virose da mosca”. Segundo o especialista, apesar do nome, a mosca não causa a doença diretamente, mas atua como veículo de transmissão de microrganismos.

 

“A mosca pousa em matéria orgânica, lixo, fezes e esgoto a céu aberto. Nesse ambiente, ela adquire vírus ou bactérias e, ao entrar nos domicílios, pode contaminar os alimentos. Dependendo do grau de higiene, esse microrganismo acaba sendo levado à boca por meio da má higienização das mãos ou dos alimentos”, explica Nayro Ferreira.

 

O médico alerta que a atenção deve ser ainda maior com crianças, idosos e pessoas com comorbidades, considerados os grupos mais vulneráveis. As viroses, segundo ele, são doenças hipercatabólicas, ou seja, consomem muita energia do organismo. No caso das viroses gastrointestinais, o risco é ainda maior devido à possibilidade de desidratação causada por diarreia e vômitos.

 

Confira mais informações na reportagem completa


 

Da Redação Site TV Assembleia