Parlamento do Futuro: estudantes da rede estadual vivenciam a experiência de ser deputado por uma semana

por Antônio Luiz Moreira Bezerra publicado 16/10/2025 10h28, última modificação 16/10/2025 10h28
Em entrevista ao Bom Dia Alepi, assessor especial da Presidência da Alepi explica como é realizado o projeto.

A Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi) está proporcionando a estudantes da rede pública estadual uma experiência única: viver, por uma semana, o papel de um deputado estadual. O projeto “Parlamento do Futuro”, desenvolvido em parceria com a Secretaria de Educação do Piauí (Seduc) e com o Tribunal Regional Eleitoral (TRE-PI), busca aproximar os jovens do processo legislativo e despertar o interesse pela cidadania e pela política. Mais uma edição do projeto é lançada.

 

Em entrevista ao programa Bom Dia Alepi desta quinta-feira (16), o assessor especial da Presidência da Alepi, Thiago Parente, destacou que o sucesso da iniciativa se deve à integração entre os órgãos.

 

“Esse projeto só acontece porque existe essa grande parceria. A Secretaria de Educação seleciona escolas de cada Gerência Regional, obedecendo a uma proporcionalidade que garante a representação de todas as regiões do estado”, explicou.

 

Na primeira edição do Parlamento do Futuro, cerca de 6.500 alunos participaram do processo eleitoral como eleitores. Desses, 81 estudantes se candidataram e, ao final, 30 foram eleitos deputados do futuro — número que representa a quantidade de cadeiras do Parlamento piauiense.

 

Thiago Parente explica que o projeto oferece uma vivência completa da atividade parlamentar.

 

Confira e entrevista na íntegra


 

 Da Redação Site TV Alepi