Palavra Aberta recebe o jurista e escritor Nelson Nery Costa em conversa sobre memória, direito e literatura

por Joelma de Sousa Abreu publicado 24/10/2025 17h09, última modificação 24/10/2025 17h09
O programa Palavra Aberta é uma produção da TV Assembleia do Piauí, em parceria com a Academia Piauiense de Letra

Como a trajetória de um homem pode unir o rigor do direito à sensibilidade da literatura? Essa foi uma das reflexões levantadas no programa Palavra Aberta, que nesta sexta-feira (24), recebeu o jurista, escritor e membro da Academia Piauiense de Letras (APL), Nelson Nery Costa. 

 

A entrevista, conduzida pelo jornalista Thiago Moraes, destacou a nova obra do autor, “Um homem chamado Ezequias”, livro que resgata a história de seu pai, o ex-deputado Ezequias Gonçalves Costa, e apresenta uma leitura afetiva sobre política, família e democracia.

 

Durante o programa, Nelson Nery explicou que a obra é mais que um relato biográfico. “Eu chamo de ensaio biográfico, porque é um texto afetivo, sem pretensão, mas com o compromisso de situar meu pai na dimensão histórica que ele teve”, afirmou. 

 

O jurista relembrou episódios marcantes da vida política de Ezequias Costa no Piauí e o legado de tolerância e diálogo deixado à família. 

 

O programa Palavra Aberta é uma produção da TV Assembleia do Piauí, em parceria com a Academia Piauiense de Letras, e está disponível no canal da TV Assembleia no YouTube. Veja:


Fonte: Site da TV Assembleia / Imagem: Site da TV Assembleia