Palavra Aberta/IFPI - Programa Mulheres Mil promove educação, inclusão e autonomia para mulheres em situação de vulnerabilidade no Piauí

por Antônio Luiz Moreira Bezerra publicado 05/02/2026 16h14, última modificação 05/02/2026 17h58
A entrevistada do programa foi a psicopedagoga Maria Lacerda, que destacou os avanços do programa na atual gestão federal

Educação como ferramenta de transformação social, inclusão como política pública e autonomia como caminho para a cidadania. Esses são os pilares do Programa Mulheres Mil, tema do programa Palavra Aberta desta quinta-feira (5), exibido pela TV Assembleia em parceria com o Instituto Federal do Piauí (IFPI).

 

Apresentado pelo jornalista Thiago Moraes, o programa recebeu a pedagoga Maria Lacerda, especialista em Psicopedagogia e em Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS), mestre em Ciência Política e pedagoga do Núcleo de Atendimento às Pessoas com Necessidades Específicas (NAPNE) do IFPI. Com ampla atuação nas áreas da educação especial e inclusiva, Maria Lacerda coordena atualmente o Programa Mulheres Mil no Instituto.

 

Durante a entrevista, a especialista destacou o papel estratégico do Mulheres Mil como uma política pública de inclusão social voltada para mulheres em situação de vulnerabilidade social e econômica, com impacto direto na vida de centenas de piauienses.

 

O Programa Mulheres Mil tem como objetivo ampliar o acesso à educação, à qualificação profissional e à geração de renda, fortalecendo o protagonismo feminino e o exercício da cidadania. A iniciativa é articulada a políticas públicas federais e executada pela Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, alcançando mulheres em diferentes territórios do estado.

 

Da Redação Site TV Assembleia