Palavra Aberta discute protagonismo do Piauí na transição energética

por Moisés da Silva Melo Penha publicado 07/07/2025 18h40, última modificação 07/07/2025 18h37
Nesta edição, o programa recebe o engenheiro Ricardo Castelo, vice-presidente de Energias Renováveis da Investe Piauí

 

O Piauí tem se consolidado como um dos principais protagonistas do Brasil na produção de energia limpa. Atualmente, quase 100% da energia elétrica consumida no estado já é gerada a partir de fontes renováveis. Esse avanço coloca o território piauiense em posição de destaque na transição energética. Processo fundamental para o enfrentamento das mudanças climáticas e para o desenvolvimento sustentável.


O tema foi abordado no programa Palavra Aberta, da TV Assembleia, desta segunda-feira (07), que nesta edição recebe o engenheiro Ricardo Castelo, vice-presidente de Energias Renováveis da Investe Piauí. Especialista com mais de três décadas de atuação no setor, ele fala sobre os investimentos em energia solar, a liderança estadual na geração eólica e os projetos em andamento para a produção de hidrogênio verde, combustível limpo que tem ganhado espaço no cenário internacional.


Durante a entrevista, Ricardo Castelo detalha como os recursos naturais abundantes, como sol e vento, aliados ao planejamento e à atração de investimentos, têm transformado o Piauí em referência nacional no setor de energias renováveis. O programa também discute os impactos econômicos dessa transição, como a geração de empregos, qualificação de mão de obra e interiorização do desenvolvimento.


A entrevista completa já está disponível no canal da TV Assembleia no YouTube, confira: