Palavra Aberta discute a importância do PNI e os desafios da vacinação no Brasil

por Joelma de Sousa Abreu publicado 12/01/2026 18h19, última modificação 12/01/2026 18h19
Programa da TV Assembleia destaca papel histórico das vacinas, enfrenta a queda na cobertura e analisa o impacto da vigilância em saúde no Piauí e no país

A relevância do Programa Nacional de Imunizações (PNI) e os desafios atuais da vacinação no Brasil foram tema do programa Palavra Aberta, exibido ao vivo nesta segunda-feira (12) pela TV Assembleia. 


Apresentado pelo jornalista Thiago Moraes, o programa promoveu um debate sobre saúde pública, pesquisa científica, hesitação vacinal, movimentos antivacina e o papel da vigilância em saúde no contexto estadual e nacional.


Para aprofundar a discussão, o programa recebeu a doutora em Enfermagem e pós-doutora em Saúde Pública e Bioestatística, Telma Evangelista. Segundo a pesquisadora, ao longo de décadas, o PNI consolidou-se como uma das principais políticas públicas de saúde do país e referência internacional, no entanto, nos últimos anos, o Brasil tem registrado queda nas coberturas vacinais e o reaparecimento de doenças que já haviam sido controladas ou erradicadas. 



Durante a entrevista, a pesquisadora também destacou que as vacinas estão entre as tecnologias de saúde que mais contribuíram para a redução da mortalidade e o controle de doenças ao longo da história, sendo comparáveis, em impacto, a avanços como o acesso à água potável. 


Para acompanhar a discussão completa e os esclarecimentos da especialista, assista ao programa Palavra Aberta na íntegra pelo YouTube da TV Assembleia



 

Site da Redação TV Assembleia