O que você tem se permitido viver?
A vida não é definida apenas pelos acontecimentos, mas, sobretudo, pelas permissões internas que cada pessoa se concede. Essa foi a reflexão central do quadro “Vamos Conversar”, com a psicóloga Marcelle Formiga, exibido no programa Bom Dia Assembleia, nesta quinta-feira (18).
Segundo a especialista, muitas pessoas vivem aquém do seu verdadeiro potencial não por falta de oportunidades ou competência, mas por bloqueios internos construídos ao longo da vida. “Há pessoas capazes, sensíveis e inteligentes que se aprisionam em comandos invisíveis como ‘não posso’, ‘não devo’, ‘não mereço’”, observa.
Marcelle explica que o “eu” é composto por diferentes papéis, que só se expandem quando existe permissão interna para criar, desejar, errar, ousar e aparecer. Sem essa autorização pessoal, a vida tende a se repetir, mesmo quando o cenário muda. “A pessoa vive sempre a mesma história, porque permanece presa aos mesmos limites internos”, destaca.
Desde a infância, todos recebem mensagens de proibição e permissão. Algumas protegem, mas outras aprisionam e seguem guiando a vida adulta de forma inconsciente. A boa notícia, segundo a psicóloga, é que esse ciclo pode ser rompido a partir da consciência e da decisão de se permitir viver de forma mais plena.
Veja como se permitir no quadro na íntegra
Da Redação Site TV Alepi