No Ver Ouvir Sentir, símbolos de acessibilidade: da arquitetura à inclusão social

por Antônio Luiz Moreira Bezerra publicado 20/12/2025 10h30, última modificação 19/12/2025 17h55
O programa traz uma entrevista com a professora e arquiteta Nícia Formiga

O programa Ver Ouvir Sentir, exibido neste sábado (20) pela TV e Rádio Assembleia e apresentado por Chico Costa, traz um debate essencial sobre inclusão e cidadania. A atração destaca uma entrevista com a professora e arquiteta Nícia Formiga, da Universidade Federal do Piauí (UFPI), que fala sobre a evolução dos símbolos de acessibilidade, seus significados e o impacto direto na promoção de espaços mais justos e inclusivos.

 

Segundo a professora, discutir acessibilidade vai muito além de normas técnicas. Trata-se de conhecimento social, de permitir que todas as pessoas reconheçam quais espaços são acessíveis, compreendam suas particularidades e tenham autonomia para utilizá-los. “Pensar acessibilidade é pensar em projetos universais, que atendam a todas as pessoas e não excluam ninguém”, destaca.

 

Nícia Formiga explica que seu interesse pela área surgiu a partir da preocupação com as pessoas com deficiência e da necessidade de projetar ambientes que respeitem a diversidade humana. Como docente, ela atua diretamente na formação de futuros arquitetos, ensinando projetos baseados no desenho universal e nas leis de acessibilidade, fundamentais para a construção de cidades mais inclusivas.

 

A professora lembra que a UFPI foi pioneira no Brasil ao tornar a disciplina de acessibilidade obrigatória nos cursos de Arquitetura.

 

Confira o programa na íntegra



Da Redação Site TV Alepi