No Palavra Aberta/UFPI, saiba sobre projeto de expansão da graduação e novos cursos a partir de 2026

por Antônio Luiz Moreira Bezerra publicado 04/02/2026 16h45, última modificação 04/02/2026 16h45
No programa, exibido nesta quarta-feira, 4, houve a participação da pró-reitora de Graduação de Ensino de Graduação da UFPI, professora Gardênia Pinheiro

O programa Palavra Aberta, exibido nesta quarta-feira (4), trouxe uma entrevista especial com a professora Gardênia Pinheiro, doutora em Física, com pós-doutorado na França, membro da Academia Brasileira de Ciências e atual pró-reitora de Ensino de Graduação da Universidade Federal do Piauí (UFPI). A edição contou com parceria entre a TV Assembleia e a UFPI e foi conduzida pelo jornalista Thiago Moraes.

 

Durante a conversa, a professora destacou os desafios e a complexidade da gestão da graduação em uma universidade do porte da UFPI, que atualmente atende cerca de 43 mil estudantes, distribuídos em 151 cursos de graduação, quatro campi presenciais e 47 polos no estado.

 

Segundo Gardênia Pinheiro, assumir a Pró-Reitoria de Ensino de Graduação é, acima de tudo, um grande processo de aprendizado. Ela explicou que a atuação da pró-reitoria acompanha o estudante desde o ingresso na universidade até a diplomação, envolvendo desde o processo seletivo, registros acadêmicos, estágios, atividades complementares e avaliações institucionais.

 

“É uma verdadeira engrenagem, com diversos setores atuando de forma integrada. Cada setor tem um papel específico, mas tudo precisa funcionar em conjunto para garantir a qualidade acadêmica”, ressaltou.

 

O ano de 2026 já começa com novidades importantes para a graduação da UFPI. A professora anunciou a criação de três novos cursos: Psicologia e Inteligência Artificial, em Teresina, com ingresso previsto para o semestre 2026.2, além do curso de Medicina no município de Floriano.

 

Vaja aqui a entrevista completa


 

Da Redação Site TV Assembleia