No Bom Dia Alepi, especialista alerta: Uso em excesso de vitaminas pode causar sérios danos à saúde

por Antônio Luiz Moreira Bezerra publicado 07/10/2025 09h50, última modificação 07/10/2025 09h54
A endocrinologista Patrícia Moreira Melo diz que a suplementação sem orientação médica pode levar a problemas renais, cardíacos e neurológicos

Em tempos em que o consumo de vitaminas e suplementos virou hábito comum entre pessoas que buscam mais disposição, imunidade e bem-estar, o alerta dos especialistas é claro: exagerar pode ser perigoso. A endocrinologista Patrícia Moreira Melo explicou, em entrevista, nesta terça-feira, 7, ao programa Bom Dia Alepi, apresentado pela jornalista Juliana Arêa Leão, que a suplementação indiscriminada pode provocar diversos problemas de saúde — alguns deles graves e irreversíveis.

 

De acordo com a médica, a maior parte das vitaminas necessárias ao bom funcionamento do organismo é facilmente obtida por meio de uma alimentação equilibrada e variada. “Se você tem um prato colorido, com arroz, feijão, proteínas, legumes e verduras, normalmente não há necessidade de suplementação”, destaca Patrícia.

 

No entanto, existem situações específicas em que a suplementação pode ser recomendada, como em pessoas com dificuldades de absorção de nutrientes. É o caso de pacientes que realizaram cirurgia bariátrica, portadores de doenças crônicas como pancreatite ou doença celíaca, e também aqueles que fazem uso prolongado de medicamentos.

 

Confira a entrevista completa


 

Da Redação do Site TV Alepi