Moisés Reis relembra início na escrita em entrevista ao programa Palavra Aberta

por Joelma de Sousa Abreu publicado 19/12/2025 17h21, última modificação 19/12/2025 17h21
Advogado, escritor e imortal da APL fala sobre literatura, cidadania e trajetória pública na TV Assembleia

Foi ao ar nesta sexta-feira (19) mais uma edição do programa Palavra Aberta, exibido pela TV Assembleia em parceria com a Academia Piauiense de Letras (APL). O convidado foi o advogado e escritor Moisés Reis, ocupante da cadeira nº 28 da APL.


Durante o bate-papo, o intelectual relembrou as primeiras experiências com a escrita ainda na infância. Ele contou que, no ensino fundamental, foi convidado para ser orador da turma durante as comemorações do Dia de Tiradentes. Na ocasião, pediu ajuda ao pai para escrever o discurso, mas recebeu apenas um lápis e um papel e escreveu. 


A partir desse episódio, a escrita passou a fazer parte de sua vida de forma permanente. Para Moisés Reis, escrever vai além da técnica ou do hábito.


“Entendo que escrever, além de ser um hábito de vida, também é uma forma de legitimar a cidadania, na medida em que você provoca a sociedade com temas importantes”, afirmou.


Autor de centenas de artigos e de dois livros: Olhos de Argus e Flores Vermelhas em Noites Azuis , Moisés também falou sobre sua atuação na vida pública e a experiência como deputado estadual.


Veja a entrevista completa no canal da TV Assembleia no YouTube: