Medicina da floresta e expansão da consciência ganham destaque no Cena Aberta

por Antônio Luiz Moreira Bezerra publicado 23/01/2026 17h30, última modificação 23/01/2026 17h30
O programa, exibido pela TV Assembleia, vai ao ar nesta sexta-feira, a partir das 21h30, com Alexandra Teodoro na apresentação

No programa Cena Aberta, da TV Assembleia, que será exibido nesta sexta-feira, 23, a partir das 21h30, a jornalista Alexandra Teodoro entrevista o terapeuta integrativo e neoxamã Léo Zanella sobre o conceito de “expansão da consciência” a partir do uso da chamada medicina da floresta.

 

Segundo Léo, esse termo se refere aos saberes ancestrais dos povos originários, que utilizam plantas e fungos como remédios tradicionais, considerando a saúde como uma integração entre corpo, mente e alma. Para ele, essas práticas buscam conectar a natureza externa com a natureza interna do ser humano, promovendo equilíbrio físico, emocional e espiritual.

 

O terapeuta destaca o papel dos cogumelos, principal foco de seu trabalho, apontando que esses organismos estão entre os mais antigos e complexos do planeta. Ele afirma que a ciência moderna começa a investigar os efeitos dessas substâncias no cérebro, especialmente na criação de novas conexões neurais.

 

Durante a entrevista, Léo também cita a chamada “teoria do macaco chapado”, do antropólogo Terence McKenna, que sugere que o consumo de cogumelos por hominídeos primitivos pode ter contribuído para o desenvolvimento da linguagem, da espiritualidade e de outros aspectos da consciência humana.

 

Confira o programa completo na plataforma YouTube da TV Assembleia após a exibição na emissora



Da Redação Site TV Assembleia