Mais de 20 milhões de brasileiros ainda não têm acesso à internet, aponta IBGE

por Antônio Luiz Moreira Bezerra publicado 09/01/2026 10h43, última modificação 09/01/2026 10h43
Reportagem da TV Assembleia mostra a realidade da falta de acesso às tecnologias por parte milhões de pessoas no Brasil

Apesar de a internet ser cada vez mais essencial para o acesso à educação, aos serviços públicos e às oportunidades de trabalho, ela ainda não faz parte da rotina de mais de 20 milhões de brasileiros. O dado faz parte do levantamento sobre Tecnologia da Informação e Comunicação da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNAD Contínua), realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

 

A exclusão digital no país está diretamente relacionada a fatores estruturais, econômicos e educacionais. De acordo com o especialista em análise e segurança cibernética Raimundo Neto, as desigualdades regionais têm grande impacto nesse cenário. Ele cita, por exemplo, a realidade de estados como o Amazonas, onde as características geográficas dificultam a instalação de infraestrutura de internet.

 

“É a própria região, como o caso do Amazonas, com grandes áreas de floresta e muitas árvores, o que dificulta até o acesso à informação”, explica. Segundo ele, além das barreiras físicas, a falta de conhecimento sobre o uso das tecnologias também contribui para a exclusão digital. “Às vezes as pessoas não têm esse conhecimento das tecnologias e acabam não investindo nisso”, pontua.

 

Outro desafio destacado pelo especialista é o custo do serviço, especialmente nas áreas mais afastadas dos centros urbanos.

 

Confira aqui a reportagem completa

 

 

Da Redação Site TV Alepi