Implanon será oferecido pelo SUS: método contraceptivo é considerado o mais eficaz do mundo

por Antônio Luiz Moreira Bezerra publicado 08/07/2025 09h58, última modificação 08/07/2025 09h58
Em entrevista ao Bom Dia Assembleia, a ginecologista Lia Damásio detalha sobre o método.

O Ministério da Saúde anunciou que o Implanon, um dos métodos contraceptivos mais eficazes disponíveis atualmente, passará a ser ofertado gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS). A medida é considerada um avanço importante no acesso das mulheres brasileiras aos chamados métodos contraceptivos de longa duração, conhecidos como LARCs.

 

Em entrevista ao programa Bom Dia Assembleia, apresentado pela jornalista Juliana Arêa Leão, a ginecologista Lia Cruz Damásio explicou que o Implanon é um implante subdérmico de etonogestrel, um tipo de progesterona. Pequeno como um palito de fósforo, ele é inserido sob a pele do braço e tem duração de até três anos, agindo para bloquear a ovulação e atrofiar o endométrio, o que também ajuda no controle de sangramentos e no tratamento de doenças como a endometriose.

 

Segundo a médica, o Implanon é atualmente o único implante hormonal aprovado pela Anvisa com eficácia comprovada para evitar gravidez. “É mais eficaz até do que a laqueadura”, destacou. Por ser um método hormonal exclusivo de progesterona, ele é indicado inclusive para mulheres que não podem usar estrogênio.

 

Até agora, o SUS oferecia apenas o DIU de cobre como método de longa duração, que não é indicado para todas as mulheres, especialmente aquelas que sofrem com sangramentos intensos ou cólicas fortes. A chegada do Implanon atende a uma demanda antiga de ginecologistas e usuárias do SUS, por ampliar o acesso a opções seguras, modernas e eficazes.

 

Confira aqui a entrevista completa



Fonte: Bom Dia Assembleia