Governo do Piauí estima receita de quase R$ 29 bilhões no orçamento de 2026

por Antônio Luiz Moreira Bezerra publicado 02/10/2025 10h22, última modificação 02/10/2025 10h22
Analista Salvador Lopes Neto explica, em entrevista ao programa Bom Dia Assembleia, como será a distribuição dos recursos no próximo ano

O Governo do Piauí apresentou à Assembleia Legislativa o Projeto de Lei Orçamentária Anual (LOA) de 2026, que define como o Executivo pretende arrecadar e aplicar os recursos públicos ao longo do próximo ano. A proposta prevê uma receita líquida de quase R$ 29 bilhões e já está em tramitação no Legislativo estadual.

 

Em entrevista ao programa Bom Dia Assembleia, apresentado pela jornalista Juliana Arêa Leão, o analista governamental e diretor de Orçamento da Secretaria Estadual de Planejamento (Seplan), Salvador Lopes Neto, explicou como é elaborado o orçamento e quais são as prioridades do governo para o próximo exercício.

 

Segundo ele, a primeira etapa do processo consiste em calcular a previsão de arrecadação, em parceria com a Secretaria da Fazenda, com base em dados históricos de tributos e transferências federais. A partir dessa estimativa, os recursos são distribuídos conforme uma escala de prioridades.

 

Confira a entrevista na íntegra


 

Da Redação Site TV Alepi