FMS inicia campanha de vacinação contra gripe nesta segunda-feira (07)
A Fundação Municipal de Saúde (FMS) dará início à campanha de vacinação contra influenza (gripe) em Teresina na próxima segunda-feira (7), às 9h, na Unidade Básica de Saúde (UBS) do Saci. A partir dessa data, todas as Unidades Básicas de Saúde e o posto de vacinação do Teresina Shopping estarão abastecidos com doses. Inicialmente, o público-alvo inclui idosos, gestantes e crianças de 6 meses a menores de 6 anos.
Emanuelle Dias, coordenadora de vacinação da FMS, explica que a estratégia será a ampliação gradativa dos públicos de acordo com a disponibilidade de doses e capacidade das salas. “A vacina contra a gripe é uma das principais medidas de saúde pública, pois reduz complicações, internações e mortalidade relacionadas à influenza. Além disso, a imunização contribui para evitar a sobrecarga do SUS, especialmente durante os períodos de maior circulação do vírus”.
Durante a campanha, nas Unidades Básicas de Saúde, os postos de vacinação funcionarão de segunda a sexta-feira nos turnos da manhã e tarde. Já o posto do Teresina Shopping - localizado no Edifício Garagem G3 - estará aberto de segunda a sexta-feira, das 13h às 18h.
Eficácia da Vacina
Estudo realizado pelo Centro de Controle e Prevenção de Doenças dos EUA aponta que no Brasil, e em mais quatro países da América do Sul, a vacinação contra a influenza reduz em 35% o risco de hospitalização associada ao vírus entre grupos de alto risco. Para pessoas com comorbidades, a redução foi de 58,7%. Já para crianças pequenas e idosos a redução foi de 39% e 31,2% respectivamente.
Proteção e segurança
A vacina contra influenza de 2025 conterá as seguintes cepas: H1N1, H3N2 e B. A administração pode ser feita junto a outras vacinas do Calendário Nacional de Vacinação. O imunizante é contraindicado para crianças menores de 6 meses e pessoas com histórico de anafilaxia grave após doses anteriores.
A influenza e a covid-19 continuam sendo ameaças para a saúde pública, especialmente para as pessoas não vacinadas. Em 2024, a cobertura vacinal do público prioritário foi 48,89% na região Norte e 55,19% nas demais regiões. O Ministério da Saúde reforça a importância da vacinação e conta com a participação de toda a população. Vacinar-se é um ato de cuidado próprio e coletivo. As vacinas são seguras, eficazes e gratuitas.
Fonte: FMS