Escolha da mochila escolar exige atenção para evitar problemas de saúde em crianças e adolescentes
A mochila escolar é um dos itens mais aguardados na volta às aulas. Cores vibrantes, personagens favoritos e modelos variados costumam encantar crianças e adolescentes. No entanto, mais do que estética, a escolha correta da mochila exige atenção redobrada de pais e responsáveis para evitar prejuízos à saúde dos estudantes.
Uma reportagem da TV Assembleia foi às ruas para ouvir pais e responsáveis sobre os critérios adotados na compra do acessório e conversou com especialista para alertar sobre os riscos do uso inadequado da mochila no dia a dia escolar.
Segundo o ortopedista Alciomar Veras, a escolha errada pode causar impactos significativos no desenvolvimento físico das crianças. “Uma mochila com tamanho, peso ou dimensões inadequadas pode prejudicar a coluna, os ombros e até os joelhos, forçando o corpo da criança de maneira desnecessária”, alerta.
O médico chama atenção especial para o ambiente escolar, principalmente em locais com escadas. “Em escolas com escadarias altas, o ideal é que as crianças tenham auxílio de um adulto. Sempre que possível, as instituições devem contar com rampas, permitindo o uso de mochilas com rodinhas”, destaca.
As mochilas de rodinha, inclusive, são apontadas como uma boa alternativa para o transporte de livros e materiais mais pesados. No entanto, o especialista ressalta que o uso também precisa ser correto. “A mochila deve estar rente ao corpo. Evitar puxar de forma que a coluna fique inclinada para trás é essencial para prevenir dores e problemas posturais”, explica.
Veja mais dicas na reportagem completa
Da Redação Site TV Assembleia