Educação do campo: UFPI fortalece políticas de formação e desenvolvimento rural no Piauí
A educação do campo tem sido uma das principais bandeiras dos movimentos sociais rurais nas últimas décadas e se consolidou como política pública a partir dos anos 1990, com o objetivo de garantir formação escolar vinculada à realidade, cultura e saberes das comunidades camponesas. Esse foi um dos temas centrais da entrevista concedida pela professora Marli Clementino Gonçalves ao programa Palavra Aberta, exibido nesta quarta-feira (28) pela TV Assembleia em parceria com a Universidade Federal do Piauí (UFPI), com apresentação do jornalista Thiago Moraes.
Graduada em Pedagogia, especialista em Educação do Campo, mestre e doutora em Educação, a professora destacou que a luta por uma educação voltada às populações rurais nasce das demandas históricas dos trabalhadores do campo, que reivindicam políticas educacionais capazes de dialogar com suas práticas produtivas, sociais e culturais.
Segundo a professora, a UFPI oferta atualmente quatro cursos de graduação específicos para a formação de educadores do campo. As licenciaturas em Ciências da Natureza são ofertadas nos campi de Teresina, Picos e Floriano, enquanto a licenciatura em Ciências Humanas e Sociais funciona no campus de Bom Jesus. O público-alvo são homens e mulheres do campo que desejam atuar como professores nas redes municipal e estadual de ensino.
“O nosso objetivo é garantir que as pessoas que vivem no campo possam se qualificar e desenvolver atividades em diversas áreas, especialmente na gestão e no ensino nas escolas rurais. Isso contribui diretamente para que as famílias permaneçam no campo com qualidade de vida e oportunidades de desenvolvimento”, ressaltou.
Confira aqui o programa completo
Da Redação Site TV Assembleia