CNH mais barata e flexível: veja o que muda com a nova resolução do Contran

por Joelma de Sousa Abreu publicado 03/12/2025 19h20, última modificação 03/12/2025 19h22
A diretora do Detran explica que o objetivo é oferecer mais flexibilidade ao futuro motorista

A nova resolução do Conselho Nacional de Trânsito (Contran) promete transformar o processo para conseguir a Carteira Nacional de Habilitação, tornando mais simples, barato e acessível. As mudanças atingem diretamente a formação de condutores, desde o curso teórico até as aulas práticas.


A diretora do Detran, Luana Barradas, explica que o objetivo é oferecer mais flexibilidade ao futuro motorista.


“A parte teórica vai ficar mais acessível e gratuita. O cidadão poderá fazer pelo aplicativo ou pela Escola Piauiense de Trânsito. Além disso, a carga horária obrigatória foi reduzida de 20 horas para apenas 2 horas. A prática poderá ser feita tanto nas autoescolas quanto com instrutores autônomos credenciados”,destaca.


Apesar das facilidades, algumas pessoas que estão tirando habilitação demonstram preocupação com o impacto das mudanças. É o caso do estudante Gregório dos Santos Muniz. 


“A autoescola é necessária. Ela ensina coisas que a gente não aprende sozinho no dia a dia. Eu, por exemplo, já andava de moto antes, mas sem base. Foi na autoescola que aprendi segurança, regras e como realmente me comportar no trânsito”, afirmou o jovem.


Veja todos os detalhes sobre a nova resolução na reportagem de James de Almeida: