Chuvas avançam no Piauí e Defesa Civil orienta população a redobrar atenção aos alertas

por Antônio Luiz Moreira Bezerra publicado 08/01/2026 18h30, última modificação 08/01/2026 18h30
Em entrevista ao Alepi TV Primeira Edição, representante da Defesa Civil detalha sobre previsão meteorológica

O período chuvoso já se estabelece no Piauí e atinge diferentes regiões do estado, com registros de precipitações no Sul, centro-sul e centro-norte. Ao todo, 116 municípios estão sob alerta meteorológico, alguns classificados em situação de perigo, segundo dados oficiais.

 

Em entrevista ao programa Alepi TV Primeira Edição, apresentado pelo jornalista Ricardo Moura Fé, nesta quinta-feira (8), o diretor de Prevenção e Mitigação da Defesa Civil do Piauí, Werton Costa, explicou que os alertas emitidos seguem protocolos nacionais e são fundamentais para a prevenção de riscos.

 

De acordo com ele, os avisos meteorológicos são emitidos pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), órgão vinculado ao Ministério da Agricultura. “A chuva é sempre bem-vinda. Ela melhora a temperatura, garante segurança hídrica e gera riqueza no campo. Mas, quando ocorre de forma intensa ou concentrada, pode trazer riscos, principalmente em áreas vulneráveis”, ressaltou.

 

Werton Costa destacou que o alerta meteorológico funciona como um indicador de risco, especialmente em municípios que apresentam problemas de drenagem, áreas ribeirinhas ou histórico de alagamentos. 

 

“É um chamado à cautela. A população precisa adotar comportamentos preventivos, acompanhar as orientações da Defesa Civil e dos Bombeiros”, afirmou.

 

Confira aqui a entrevista completa



Da Redação Site TV Alepi