Alepi realiza sessão solene em homenagem aos 60 anos do Conselho Estadual de Cultura
A Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi) realiza, nesta quarta-feira (8), uma sessão solene em homenagem aos 60 anos do Conselho Estadual de Cultura. A cerimônia celebra a trajetória da instituição mais antiga do gênero no Brasil e sua importância na preservação e promoção do patrimônio cultural piauiense.
Em entrevista ao Bom Dia Assembleia, o presidente do Conselho, advogado e escritor Nelson Nery Costa, destacou os avanços conquistados ao longo das seis décadas de atuação, com destaque para a consolidação de políticas públicas voltadas à valorização dos bens materiais e imateriais do estado.
“Conseguimos formular, em parceria com o governador Rafael Fonteles, uma lei de políticas públicas para a cultura, que considero o nosso marco mais importante. O Conselho é responsável pelo tombamento de bens materiais e imateriais e pela escolha dos chamados ‘patrimônios vivos’, pessoas que dedicam suas vidas à preservação e difusão da cultura piauiense”, afirmou.
Nelson Nery também ressaltou a estrutura física do Conselho, que conta com um centro cultural, auditório, biblioteca e uma pinacoteca com um acervo superior a 100 obras. Segundo ele, uma das principais metas atuais é formar novos públicos e democratizar o acesso à cultura, especialmente entre estudantes da rede pública.
Confira a entrevista completa
Da Redação Site TV Alepi