26 de Maio: Dia Nacional de Combate ao Glaucoma alerta para prevenção e diagnóstico precoce

por Antônio Luiz Moreira Bezerra publicado 26/05/2025 09h23, última modificação 26/05/2025 09h23
Em entrevista ao Bom Dia Assembleia, a oftalmolgista Mônica Muller esclarece mais sobre a doença

De acordo com estimativas da Organização Mundial da Saúde (OMS), o glaucoma afeta entre 1% e 2% da população mundial com mais de 40 anos. A data de 26 de maio é dedicada à conscientização sobre essa doença silenciosa, que é uma das principais causas de cegueira irreversível no mundo.

 

Para ampliar a discussão sobre o tema, o Bom Dia Assembleia, apresentado pela jornalista Juliana Arêa Leão, entrevistou a médica oftalmologista Mônica Muller. Segundo ela, o glaucoma é uma enfermidade crônica, geralmente assintomática nos estágios iniciais, o que dificulta o diagnóstico precoce. “A perda do campo visual periférico é o principal sintoma percebido pelos pacientes. Alguns relatam ainda imagens mais pálidas ou dificuldade para enxergar objetos ao redor”, explicou.

 

A especialista destacou que o glaucoma é uma doença multifatorial, sem uma única causa definida. Fatores como histórico familiardiabetes e características raciais podem aumentar o risco de desenvolver a doença. No entanto, ela esclarece que, ao contrário do que muitos pensam, a hipertensão arterial sistêmica não está diretamente associada ao surgimento do glaucoma.

 

O diagnóstico precoce é essencial.

 

Confira a entrevista completa



Fonte: Bom Dia Assembleia