22ª Edição do Salão do Livro do Piauí começa nesta sexta-feira (07)
Em entrevista ao Jornal Bom Dia Assembleia desta quinta-feira, 6, o presidente da Fundação Quixote, Kássio Gomes, coordenador da 22ª Edição do Salão do Livro do Piauí (Salipi), falou sobre relização do evento, que começa nesta sexta-feira, 7 , e se estende até o dia 16 de junho, no Espaço Rosa dos Ventos, da Universidade Federal do Piauí (UFPI). Ele falou das novidades, das atrações e da programação deste ano.
Na quarta-feira (5), o reitor da UFPI, Gildásio Guedes, o vice-reitor Viriato Campelo, o prefeito Universitário, Alessandro Rhadamek, e o presidente da Fundação Quixote, Kássio Gomes, estiveram no Espaço Rosa dos Ventos, Campus Ministro Petrônio Portella, em Teresina, para a última visita técnica antes da realização da 22ª edição do Salipi.
Durante a visita, foi anunciado que Chico César e Zeca Baleiro serão as atrações para o encerramento do evento. Sob o título "Ao Arrepio da Lei", o aguardado show está marcado para o último dia do Salão, 16 de junho, às 20h, no Palco Marcus Peixoto, localizado no Espaço Rosa dos Ventos.
O reitor Gildásio Guedes ressaltou a relevância do Salipi para a UFPI e a comunidade. “A UFPI participa com determinação, oferecendo seus espaços e recursos humanos para garantir o sucesso do evento. É uma tradição que fortalece a relação da universidade com a sociedade,” comentou Gildásio.
O vice-reitor Viriato Campelo também enfatizou o papel do evento na aproximação da universidade com a sociedade e na promoção da cultura piauiense. “O Salipi é um evento múltiplo que atrai alunos, professores e a comunidade em geral, contribuindo significativamente para a difusão da cultura e do conhecimento,” destacou.
Segundo Kássio Gomes, a programação deste ano será marcada pela acessibilidade, com a inclusão de recursos como audiodescrição em diversos espaços e palestras. “O Salipi 2024 será mais acessível, com parcerias que permitirão a participação plena de pessoas cegas ou com baixa visão, tornando-se o primeiro evento desse porte na América Latina a oferecer audiodescrição."
Durante a visita técnica, o escritor Cineas Santos destacou a importância e o crescimento do evento ao longo dos anos. “O Salipi se tornou um patrimônio do povo do Piauí. A UFPI, ao acolher o evento, transformou-se em uma casa acolhedora, que abriu suas portas para o público em geral, promovendo a integração da comunidade com o ambiente acadêmico,” afirmou.
Desde sua primeira edição em 2003, o Salipi tem sido um ponto de encontro para leitores, escritores, artistas e pesquisadores de diversas partes do mundo. Este ano, o evento contará com aproximadamente 100 estandes, oferecendo uma variedade de atividades como o Salipinho (programação infantil), Bate-Papo Literário, Estação Letras e Expressões, e o Seminário Língua Viva. A edição de 2024 será especialmente dedicada à jornalista e biblioteconomista Graça Targino, uma figura central na estruturação do sistema de bibliotecas da UFPI.
Com uma programação rica e diversificada, incluindo a presença de Ailton Krenak, primeiro indígena a ingressar na Academia Brasileira de Letras, e debates sobre temas relevantes como justiça e inclusão social, o Salipi 2024 ainda contará com o lançamento de livros de mais de 50 autores, entre eles Luzinete Fontenele, Evaldo Oliveira, Gracivalda Albano, Marcus Pierre de Carvalho Baptista, Jurandir Gonçalves Lima, Margareth Torres de Alencar Costa, Eneas do Rêgo Barros, Eduardo Marandola Júnior, Tamaris Gimenez Pinheiro, Fábio Soares da Paz, Pedro Vilarinho Castelo Branco, Vinícius Barreto, Francisco de Assis de Sousa do Nascimento, Nilsângela Cardoso Lima, Júlio Gonçalves e Sá e Catalina Hynes.
Para conferir a programação completa, acesse salipi.com.br.
Acompanhe entrevista completa de Kássio Gomes a Juliana Arêa Leão no Bom Dia Assembleia
.......................................................................................................
Fonte: TV Assembleia/Cood. de Comunicação UFPI