TJPI realiza edição 2025 do fórum sobre violência doméstica nos dias 28 e 29 de agosto
O Tribunal de Justiça do Piauí (TJPI) realizará, nos dias 28 e 29 de agosto, o VI Fórum Piauiense de Juízas e Juízes de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher – FOPIVID, que acontecerá no Pleno do Palácio da Justiça, em Teresina. O evento reunirá magistrados(as), servidores(as), psicólogos(as), assistentes sociais e representantes da Rede de Proteção à Mulher em um espaço de integração, diálogo e fortalecimento da atuação no enfrentamento à violência doméstica.
O FOPIVID é organizado por sua Diretoria Executiva e pela Coordenadoria Estadual da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar (CEVID), em parceira com a Corregedoria Geral da Justiça (CGJ) e a Escola Judiciária (EJUD), e tem como objetivo fomentar reflexões e aprimorar os procedimentos relacionados à aplicação da Lei Maria da Penha (Lei nº 11.340/2006) no estado. Atualmente, o Fórum é presidido pela juíza Talita Sampaio, com o juiz Rostonio Uchôa como vice-presidente e a juíza Fernanda Marinho como secretária-executiva.
O presidente do TJPI, desembargador Aderson Nogueira, destacou a relevância da iniciativa: “O FOPIVID representa um compromisso institucional com a proteção da mulher e com a efetividade da Lei Maria da Penha. É também um momento de integração entre os diversos profissionais e setores que atuam na linha de frente do enfrentamento à violência doméstica, com impactos diretos na melhoria da prestação jurisdicional”, afirmou.
A coordenadora estadual da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar, juíza Júnia Feitosa, ressaltou o papel estratégico do FOPIVID na construção de uma justiça mais humanizada e especializada: “O Fórum tem como foco a qualificação permanente das magistradas, magistrados e equipes multidisciplinares. É um espaço de troca de experiências, debate de práticas exitosas e alinhamento de condutas que visam à proteção da mulher e à celeridade nos processos relacionados à violência de gênero”, ressaltou a magistrada.
“O Fórum é um espaço de escuta ativa e construção coletiva. Ele fortalece o compromisso da magistratura e das equipes multidisciplinares com uma atuação qualificada, colaborativa e sensível à realidade das mulheres em situação de violência. Esperamos que esta edição aprofunde ainda mais o diálogo e contribua para avanços concretos na proteção dos direitos das mulheres piauienses apontou a presidente do FOPIVID, juíza Talita Sampaio.
A programação completa do VI FOPIVID será divulgada em breve nos canais oficiais de comunicação do TJPI.
Fonte: TJPI