TJPI lança nova ferramenta de Inteligência Artificial voltada a processos criminais

por Antônio Luiz Moreira Bezerra publicado 30/06/2025 14h00, última modificação 30/06/2025 11h27
Iniciativa representa um passo importante rumo a uma Justiça mais célere, padronizada e tecnológica, diz Tribunal.

O Tribunal de Justiça do Estado do Piauí (TJPI) apresentou mais um avanço tecnológico para a modernização do Judiciário piauiense: uma nova ferramenta de Inteligência Artificial (IA) voltada à elaboração de minutas em processos criminais. Desenvolvida em parceria entre o Laboratório de Inovação do TJPI (Opala Lab) e o Comitê Gestor de Inteligência Artificial (CGIA/TJPI), a solução representa um passo importante rumo a uma Justiça mais célere, padronizada e tecnológica.

 

A nova ferramenta atua no Processo Judicial Eletrônico (PJe) — sistema desenvolvido pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) para a tramitação eletrônica de processos judiciais em diversas instâncias da Justiça brasileira.

 

De acordo com a equipe do comitê, a nova funcionalidade realiza a sugestão automatizada de minutas, com foco inicial na etapa de recebimento de denúncias no âmbito criminal. O objetivo é ampliar a padronização dos documentos judiciais e oferecer mais celeridade, integridade e eficiência à tramitação processual.

 

Para o presidente do TJPI, desembargador Aderson Nogueira, a nova funcionalidade reforça o compromisso do Judiciário piauiense com o desenvolvimento institucional: “A tecnologia é uma aliada da prestação jurisdicional. Essa iniciativa mostra que seguimos construindo um Judiciário mais moderno, acessível e eficiente”, disse.

 

presidente do Comitê Gestor de Inteligência Artificial do TJPI, desembargador José Vidal de Freitas Filho, destacou que o TJPI segue avançando para um Judiciário mais eficiente, de maior precisão e controle sobre as etapas da atividade jurisdicional.

 

Durante o lançamento, o desembargador José Wilson Ferreira de Araújo Júnior, supervisor do Opala Lab, anunciou que outra ferramenta de IA já está em fase final de desenvolvimento. A nova solução, voltada à elaboração de minutas em processos de empréstimos consignados, deverá ser lançada nos próximos dias.

 

Assim como a ferramenta apresentada hoje, essa próxima entrega também contribuirá significativamente para a produtividade e padronização do trabalho judicial”, afirmou o supervisor do Opala-LAB


Fonte: TJ-PI