Saiba o que abre e fecha nesse feriadão da Semana Santa e Tiradentes

por Antônio Luiz Moreira Bezerra publicado 17/04/2025 09h40, última modificação 17/04/2025 09h40
De acordo com o Sindicato dos Lojistas do Piauí (Sindilojas), as lojas do centro terão funcionamento especial nos próximos dias.

Às vésperas do feriado prolongado da Semana Santa e do Dia de Tiradentes, o comércio da capital já está se preparando para alterações nos horários de funcionamento. De acordo com o Sindicato dos Lojistas do Piauí (Sindilojas), as lojas do centro terão funcionamento especial nos próximos dias.

 

Funcionamento das lojas no Centro


Segundo o presidente do Sindilojas, Tertulino Passos, as lojas localizadas no centro da capital funcionarão nesta quinta-feira (17) até às 14h. A partir desse horário, elas fecham e só reabrem na terça-feira (22), após o fim do feriadão.

 

“Essas lojas ficarão fechadas de quinta à tarde até a terça-feira. É um período mais prolongado de pausa, seguindo a tradição do comércio nesse feriado”, explicou Passos.

 

Lojas da zona Leste e bairros


Já as lojas situadas na zona Leste de Teresina e em bairros poderão funcionar até às 21h da quinta-feira. Após isso, também encerram suas atividades e só retomam o funcionamento na terça-feira, dia 22 de abril.

 

Shopping centers


As lojas dos shoppings terão um calendário um pouco diferente. Elas funcionam normalmente nesta quinta-feira (17), até às 22h, respeitando o horário tradicional. Na sexta-feira da Paixão (18), estarão fechadas, mas reabrem no sábado (19), domingo (20) e segunda-feira (21), operando normalmente durante esses dias. Apenas a sexta-feira será de pausa, conforme estabelecido em convenção coletiva com os lojistas.

 

Agências bancárias


A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) informou que as agências bancárias funcionam até esta quinta-feira (17). Na segunda-feira (21), feriado nacional em comemoração ao Dia de Tiradentes, os bancos permanecerão fechados, com atendimento ao público sendo retomado apenas na terça-feira (22).

 

Expectativa de vendas para o feriado


Apesar do feriado, os lojistas mantêm expectativas moderadas em relação ao volume de vendas neste período. Segundo Tertulino Passos, o segmento que costuma registrar maior movimentação é o de supermercados e o setor de alimentos, especialmente com a venda de ovos de chocolate e itens típicos da Semana Santa.

 

“Não há expectativa de crescimento expressivo nas vendas de outros setores. As lojas em geral entram em modo de espera nesse período. A programação já é conhecida e o movimento tende a se manter estável”, afirmou.

 

Fonte: Clique PI - Imagem: Valter Campanato/Agência Brasil