Mutirão Fiscal do TJ-PI vai até sexta-feira (27)

por Antônio Luiz Moreira Bezerra publicado 24/06/2025 09h20, última modificação 24/06/2025 09h22
Nesta edição, o mutirão abrange, inicialmente, exclusivamente os débitos de natureza municipal

O Mutirão de Execuções Fiscais – REFIS 2025 tem como finalidade promover a regularização de débitos fiscais municipais, oferecendo aos contribuintes condições facilitadas para quitação de suas dívidas, com possibilidade de parcelamento e redução de juros e multas, além de fomentar a desjudicialização e a solução consensual dos conflitos fiscais.

 

Nesta edição, o mutirão abrangerá, inicialmente, exclusivamente os débitos de natureza municipal, tendo em vista que o Estado do Piauí ainda não aprovou a legislação específica que regulamenta a realização de acordos de débitos fiscais estaduais.

 

Tão logo essa legislação seja aprovada, o Tribunal de Justiça do Estado do Piauí atuará no sentido de fomentar a formalização de acordos tanto nas execuções fiscais já ajuizadas quanto naquelas que ainda não foram judicializadas, mas que se encontram inscritas na dívida ativa estadual, visando prevenir o ajuizamento de novas demandas e resolver, de forma consensual, os litígios existentes.

 

O atendimento será realizado no período de 23 a 27 de junho de 2025, das 8h às 17h, na antiga Capela do Prédio Histórico do Tribunal de Justiça do Estado do Piauí, localizado na Praça Desembargador Edgard Nogueira, Centro Cívico, Teresina/PI.

 

A estrutura contará com uma equipe composta por servidores do CAT – Centro Administrativo Tributário da Prefeitura de Teresina, procuradores municipais e servidores especializados em cálculos, que atuarão diretamente na negociação e formalização das condições dos acordos.

 

Além disso, haverá a presença de magistrados, que atuarão no reconhecimento de eventuais prescrições, na elaboração de termos, atas e homologação dos acordos celebrados, bem como no esclarecimento de dúvidas e orientações jurídicas aos contribuintes e demais interessados.

 

Importante destacar que não há uma meta específica de processos a serem atendidos, uma vez que o objetivo primordial do REFIS 2025 é ampliar o acesso dos contribuintes às condições de regularização fiscal, abrangendo tanto os débitos que já são objeto de execuções fiscais em andamento, quanto aqueles que, embora inscritos em dívida ativa, ainda não foram ajuizados, contribuindo, assim, para a redução do acervo processual existente e prevenção de novos ajuizamentos.

 

A equipe de trabalho será composta, em média, por 22 pessoas por dia, entre procuradores, servidores da Prefeitura de Teresina, um magistrado e servidores do Tribunal de Justiça do Estado do Piauí, garantindo suporte técnico, jurídico e operacional necessários à efetiva condução do evento.

 

O REFIS 2025 reafirma, portanto, o compromisso do Poder Judiciário do Estado do Piauí em colaborar com a Administração Pública e a sociedade na busca por soluções eficientes, céleres e consensuais, que resultem na otimização da prestação jurisdicional, na pacificação social e no fortalecimento da cultura da conciliação e da desjudicialização no âmbito fiscal.

 

Serviço:


Mutirão de atendimento – Última semana do REFIS 2025

Quando: 23 à 27 de junho de 2025

Horário: 8h às 17h

Onde: Capela do Prédio Histórico do TJPI – Praça Desembargador Edgard Nogueira, Centro, Teresina/PI

Atendimento: Para contribuintes com dívidas fiscais municipais, tanto com processos judiciais em andamento quanto para débitos não ajuizados.


Fonte: TJ-PI