Infância é para sonhar: TJPI lança a campanha contra trabalho infantil nesta quinta-feira (26)
A Supervisão da Coordenadoria Estadual Judiciária da Infância e da Juventude do Piauí (CEJIJ-PI), em consonância com os princípios constitucionais da proteção integral e absoluta dos Direitos da Criança e do Adolescente (Art. N° 227 da Constituição Federal), lança nesta quinta-feira (26), a campanha Infância é Para Sonhar, Não Para Trabalhar, que busca mobilizar e conscientizar a população piauiense acerca do combate ao trabalho infantil, nos mais distintos meios. A cerimônia de lançamento será realizada na Sala de Sessões N° 01, do Palácio do Tribunal de Justiça do Piauí (TJPI), às 11h.
Segundo o presidente do TJPI, desembargador Aderson Nogueira, a persistência do trabalho infantil evidencia uma grave violação de direitos fundamentais, comprometendo o futuro de milhares de crianças e adolescentes, especialmente em contextos de vulnerabilidade social.
De acordo com o supervisor da CEJIJ, desembargador Olímpio Galvão, a campanha busca estimular a sociedade e o Poder Público a adotarem ações concretas de enfrentamento à exploração infantil, com ações eficientes, didáticas e elucidativas.
“O enfrentamento ao trabalho infantil é uma missão que exige uma vasta compreensão, pois lida com complexidades de diferentes frentes, contudo, deve ser sempre reafirmado e reforçado. A sociedade precisa não apenas conhecer e refletir sobre os malefícios da prática da exploração infantil, mas também, permitir e assegurar que nossas crianças tenham acesso à educação e às condições básicas que uma criança ou adolescente necessita, para uma vida mais saudável e um futuro mais digno”, destacou o desembargador Olímpio Galvão.
Ainda de acordo com o supervisor, o projeto busca fomentar uma cultura de valorização da infância, por meio de ações educativas, preventivas e interinstitucionais voltadas a erradicação do trabalho infantil em todas as suas formas.
Fonte: TJ-PI