Warton Lacerda propõe política de inclusão de mulheres no setor de segurança privada

por Katya D'Angelles publicado 17/11/2025 14h05, última modificação 17/11/2025 14h27
A proposta não impõe cotas obrigatórias, preservando a livre iniciativa
Warton Lacerda propõe política de inclusão de mulheres no setor de segurança privada

Foto: Thiago Amaral / Ascom Alepi

O deputado Warton Lacerda (PT) apresentou, na sessão plenária desta segunda-feira (17), Indicativo de Projeto de Lei que busca promover a participação das mulheres no setor de segurança privada. Dados do segmento mostram que menos de 10% do quadro de vigilantes é feminino


O objetivo da matéria é que as empresas privadas criem políticas internas de incentivo à participação das mulheres. Ações de capacitação e metas progressivas de inclusão podem ser feitas. O Estado deve entrar com a formalização de convênios para viabilizar as formações necessárias para as mulheres trabalharem nesse mercado.



“A proposta não impõe cotas obrigatórias, preservando a livre iniciativa e a competência federal sobre normas trabalhistas e segurança privada. O projeto orienta políticas internas voluntárias, metas progressivas e incentivos à qualificação, solução reconhecida pelos tribunais como mecanismo legítimo de promoção da igualdade de oportunidades”, explica Warton Lacerda.


IMAGENS DO DIA


Na mesma sessão foi lido projeto enviado pelo Governo do Estado cedendo um imóvel em Nossa Senhora dos Remédios para a Prefeitura da cidade. O prédio, localizado no Centro do município deve abrigar uma creche.



Homenagens - O deputado Franzé Silva (PT) apresentou voto de pesar pelo falecimento do jornalista Weyden Cunha. “Sua partida deixa uma lacuna irreparável no jornalismo do Piauí. Fica, porém, o legado de sua voz firme, sua ética profissional e sua contribuição para o desenvolvimento da comunicação democrática no Estado”, lamentou o parlamentar no requerimento.



Três categorias vão ser homenageadas pela Alepi em sessões solene. Hélio Isaías (PT) propôs solenidade pelo Dia dos Fonoaudiólogos, Gracinha Mão Santa (PP) pelo Dia do Delegado de Polícia e Warton Lacerda (PT) pelo Dia do Síndico. Este último deputado ainda apresentou projeto para dar o nome de Geraldo Balbino ao Complexo Esportivo de Altos.



Nícolas Barbosa - Edição: Katya D’Angelles