Warton Lacerda propõe meia-passagem para vigilantes no transporte coletivo

por Katya D'Angelles publicado 08/10/2025 13h42, última modificação 08/10/2025 13h42
Ana Paula cobra Águas do Piauí sobre abastecimento na zona rural de Teresina

 

 

O deputado Warton Lacerda (PT) apresentou, na sessão plenária da Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi) desta quarta-feira (8), um Indicativo de Projeto de Lei que propõe meia-passagem para vigilantes no transporte coletivo. A matéria depende de aprovação na Casa e posterior envio de Mensagem do Governo com projeto para nova apreciação dos deputados.

 

Na proposta, estão incluídos no desconto de 50% o transporte coletivo urbano, intermunicipal e interurbano. Para ter acesso ao benefício, caso a iniciativo se transforme em lei, o profissional precisaria apresentar a Carteira Nacional do Vigilante e um documento oficial com foto.

 

“O desconto de 50% representa medida de justiça social, considerando os riscos inerentes à atividade, à necessidade de constante deslocamento para diferentes postos de trabalho e, sobretudo, o caráter essencial da segurança privada no apoio à segurança pública”, justificou Warton Lacerda no projeto.

 

Ainda foi apresentado na mesma sessão, requerimento da deputada Ana Paula (MDB), cobrando da Águas do Piauí a regularização do fornecimento de água no Povoado Gurupá de Cima, na zona rural de Teresina, e a instalação de um poço tubular na mesma comunidade. 

 

A parlamentar explica porque as ações são urgentes: “Os moradores ainda não dispõem de fornecimento regular de água potável, convivendo com sérias dificuldades para atender às suas necessidades básicas de consumo humano, higiene e atividades produtivas”.

 

Nícolas Barbosa - Edição: Katya D’Angelles