Vanessa Tapety requer pavimentação asfáltica de estrada em Oeiras

por Nicolas Nunes Barbosa publicado 06/08/2025 13h55, última modificação 06/08/2025 15h01
Estrada liga o povoado Buriti do Canto à BR-230

A deputada Vanessa Tapety (MDB) discursou no grande expediente da sessão plenária desta quarta-feira (6) para destacar a necessidade de pavimentação asfáltica da estrada que liga o povoado Buriti do Canto à BR-230, no município de Oeiras. A via tem uma extensão aproximada de 6 km.



“É um sonho antigo nosso, sonho antigo de Oeiras. É uma luta que está só começando. Tenho certeza de que, com a sensibilidade do governador, nós vamos realizar esse sonho”, disse a deputada, após apresentar requerimento para que seja enviado expediente ao Governo do Estado e Departamento de Estradas de Rodagem (DER) solicitando a obra.



Vanessa também apresentou projeto para que a Procissão do Fogaréu, de Oeiras, seja declarada Patrimônio Cultural de Natureza Imaterial, além de um projeto para reconhecimento da utilidade pública do Instituto Sarah Bebe, de Teresina. Já o deputado Franzé Silva (PT) apresentou projeto semelhante em benefício da Associação Sul Piauiense dos Deficientes Visuais.



Honraria – Também foi lido no pequeno expediente, Projeto de Decreto Legislativo para a concessão de Título de Cidadania Piauiense à desembargadora Maria do Carmo Cardoso. O projeto é assinado pelas deputadas Ana Paula (MDB), Bárbara do Firmino (Progressistas) e Gracinha Mão Santa (Progressistas).

Revisão territorial – A Comissão de Estudos Territoriais (CETE), por meio de seu presidente, o líder do PT, Hélio Isaías, apresentou projetos de lei para a revisão da circunscrição territorial dos municípios de Itainópolis, Geminiano, Santa Cruz do Piauí, São Gonçalo do Piauí e Floresta do Piauí.

Ministério Público – Começou a tramitar na Assembleia, o Projeto de Lei Complementar nº 7 de 2025, do Ministério Público do Estado do Piauí, que cria uma Procuradoria de Justiça e uma Promotoria de Justiça, além de promover alterações no Plano de Cargos e Carreiras dos servidores do órgão.

Todos os projetos serão encaminhados para análise das comissões técnicas da Assembleia.

 Cristal Sá – Edição: Nícolas Barbosa