TV Alepi e IFPI lançam projeto digital que vai ampliar acesso a curso preparatório
A Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi), por meio da TV Alepi, e o Instituto Federal do Piauí (IFPI) firmaram parceria para o lançamento do projeto Partiu IFPI Digital, que vai ampliar o acesso de estudantes ao curso preparatório para o Exame Classificatório do Instituto, marcado para o dia 7 de dezembro.
O lançamento oficial está previsto para acontecer amanhã (1º) com a assinatura do convênio entre as duas instituições às 16h, no Campi Dirceu do IFPI, com a presença do presidente da Casa, Severo Eulálio (MDB), do reitor do IFPI, Paulo Borges e do vice-governador do Estado, Themístocles Filho.
As aulas de Português e Matemática serão gravadas pelos professores Wilson Araújo e Nereyda Áurea de Carvalho Santos, e começam a ser exibidas no dia 13 de outubro, de segunda a sexta-feira, às 6h30 da manhã, com reapresentação aos sábados, também às 6h30.
Estudantes com mais chances
Segundo o pró-reitor de Ensino do IFPI, professor Odimógenes Soares, a versão presencial do preparatório atinge apenas 800 estudantes. Com a parceria, o objetivo é ampliar o alcance para milhares de jovens em todo o Piauí.
“Essa parceria está sendo desenhada para oportunizar que mais pessoas, mais estudantes, possam se preparar para ingressar nos cursos técnicos do Instituto Federal. Em breve teremos novidades”, afirmou o pró-reitor, destacando que o IFPI atualmente oferece 70 cursos em 20 campi e está em expansão, com a construção de mais três unidades, em Altos, Barras e Esperantina.
O presidente Severo Eulálio reforçou que a iniciativa representa um passo importante para democratizar o acesso à educação técnica no estado. “Com a TV Assembleia, vamos garantir que estudantes de diferentes regiões possam se preparar melhor para o classificatório. Educação é um investimento em oportunidades e no futuro do Piauí”, finalizou.
Ascom Alepi - Edição: Katya D'Angelles