Solenidade na Alepi celebra a importância da língua portuguesa para a cultura mundial

por Katya D'Angelles publicado 15/12/2025 14h20, última modificação 15/12/2025 14h30
Solene homenageou o poeta Camões, consolidador do português no mundo
Solenidade na Alepi celebra a importância da língua portuguesa para a cultura mundial

Dr. Gil Carlos celebrou importância da língua para a união de povos. Foto: Thiago Amaral

“A língua representa uma pátria. Ela está umbilicalmente ligada à auto afirmação dos povos e, portanto, é libertária”, defendeu o deputado Dr. Gil Carlos (PT) na sessão solene que celebrou o quinto centenário do poeta Camões na Assembleia Legislativa do Piauí. Mais do que uma lembrança ao poeta, a solenidade desta segunda-feira (15) serviu para destacar a língua portuguesa como uma liga cultural entre povos de vários continentes.

 

“Quando dizemos que a língua portuguesa funciona como uma liga que nos mantém unidos, estamos dizendo algo profundamente político e profundamente humano. Liga é aquilo que nos une, que dá consistência, que faz o conjunto não se desmanchar”, afirmou o jornalista Jessé Barbosa durante a solenidade, fazendo referência ao professor Nilson Ferreira, presidente da Confraria Camões.

 

A escolha pelo poeta português para ser destacado na solenidade se deve à importância dele para difundir a língua portuguesa em todo o mundo. Camões também foi importante para que o idioma se modernizasse em um período histórico em que esse processo enfrentou dificuldades.

 

“Privilegiados somos nós por estarmos vivendo este momento histórico das letras, o quinto centenário do poeta que acendeu a língua portuguesa e a literatura ao patamar mundial. O mundo inteiro está em festa pelo aniversário do maior poeta da língua portuguesa e da literatura lusófona. Aquele que colocou nossa língua e nossa literatura no cenário mundial. No patamar dos clássicos gregos e italianos, do latim, tornando um modelo para as gerações posteriores. O Piauí não poderia ficar à margem da história. A Alepi e a Confraria Camões não ficaram indiferentes à memória e à importância de Camões para nossa língua e literatura, dando visibilidade à cultura, à história e à importância da língua no nosso estado”, enfatizou Nilson Ferreira.

 

Narrando a biografia do poeta, o presidente da confraria destacou as vivências do homenageado que participou do período das Grandes Navegações portuguesas, período em que o povo europeu expandiu sua influência por todo o mundo, chegando, inclusive, ao que se tornaria o Brasil, além de África e Ásia. A importância de Camões faz com que o Dia de Portugal seja celebrado no dia do nascimento do autor. Nilson Ferreira lembrou que os poemas do mesmo influenciam a cultura contemporânea como na música Monte Castelo, de Renato Russo, e na publicidade, sendo utilizada na campanha de lançamento de uma pick-up.

 

Nícolas Barbosa - Edição: Katya D’Angelles