Sócios da mineradora Lion Nordeste Holding recebem título de cidadania piauiense

por Nicolas Nunes Barbosa publicado 30/10/2025 12h35, última modificação 30/10/2025 12h35
O empreendimento gera cerca de 1000 empregos na região de Piripiri
Sócios da mineradora Lion Nordeste Holding recebem título de cidadania piauiense

Foto: Thiago Amaral/Ascom Alepi

A Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi) entregou em sessão solene, realizada na manhã desta quinta-feira (30), o título de cidadania piauiense aos empresários Jader de Oliveira Fernandes, Aluízio Alfredo Alves Dutra e Thalyson Fernandes de Almeida. Os homenageados são sócios da mineradora de ferro Lion Nordeste Holding Ltda., que atua no município de Piripiri.

 

 

O propositor da homenagem, deputado Tiago Vasconcelos (MDB), explica que o empreendimento emprega, direta ou indiretamente, de 700 a 1000 pessoas na região, contribuindo com a economia piauiense.

 

 

“Essa é uma contribuição significativa para a população do estado. Eles apostaram no Piauí, o que gera receitas, dividendos. Por estarem em área de assentamento, irá gerar royalties para os assentados, além de uma receita maior para o município de Piripiri”, destacou o parlamentar.

 

 

Jader de Oliveira Fernandes é natural do Ceará, filho de mãe piauiense e pai cearense. Ele conta que passou a infância visitando a região de Esperantina, desde cedo tendo proximidade com o solo piauiense. “É uma honraria para a gente ser tão bem recebido pelo estado, todas as pessoas e também pelas autoridades e políticos. Estou muito feliz de estar aqui. Na prática, já virei cidadão piauiense”, ponderou.

 

 

Também cearense, Thalyson Fernandes de Almeida conta que chegou a Piripiri através de um projeto de minério de ferro iniciado em 2015, ainda na fase de requerimento de pesquisa, mas a mudança de fato aconteceu em 2020, com o licenciamento do empreendimento em Piripiri. “Tivemos grande receptividade tanto do deputado Tiago Vasconcelos, na época presidente do Incra, depois da prefeita Jôve Oliveira e do governador Rafael Fonteles, entusiasta da nossa atividade”, pontuou o homenageado.

 

 

Já o terceiro homenageado, Aluízio Alfredo Alves Dutra, é carioca. Há quatro anos no Piauí, trabalha com mineração há 26 anos e viu no estado uma oportunidade de negócios. “Com a receptividade, tanto do município, como do governador Rafael Fonteles, foi decisiva a nossa escolha pelo estado. O sentimento é de gratidão pelo reconhecimento, estamos colocando empenho, porque não existia vocação para mineração de ferro no Piauí. Vem muita coisa nova por aí”, garantiu o empresário.

 

 

A prefeita de Piripiri, Jôve Oliveira, explica que, além dos órgãos competentes, houve diálogo com trabalhadores rurais e associação para a instalação da mineradora na região e destacou que o Piauí se tornou protagonista em minério de ferro.

 

 

Compuseram a mesa de honra da solenidade o vice-presidente de Mineração da Investe Piauí, Fernando Corrêa Antonialli; a prefeita de Piripiri, Jôve Oliveira; o coordenador dos Serviços de Ajudância de Ordens da Presidência da Alepi, major Raul Morais Neto, representando o Comandante-Geral da Polícia Militar do Piauí; o presidente da Comissão de Acompanhamento do Processo Legislativo da OAB Piauí, Odonias Leal Filho, representando a OAB Seccional Piauí; e Eduardo Carvalho, chefe de Gabinete da Presidência do Porto Piauí.

 

Mayara Valença - Edição: Nícolas Barbosa