Situação hídrica do Piauí será debatida em audiência pública
A Assembleia Legislativa do Piauí discutirá, na próxima segunda-feira (12), a escassez e a irregularidade das chuvas nos territórios de desenvolvimento do estado, os impactos sociais e econômicos e as ações estratégicas para enfrentamento desse fenômeno climático.
O debate terá início às 9h, no Plenarinho. A audiência pública será realizada por meio da Comissão de Defesa do Consumidor, do Meio Ambiente e Acompanhamento de Fenômenos da Natureza, a partir de proposta do deputado Dr. Gil Carlos (PT).
Em requerimento, o parlamentar chama atenção para os efeitos negativos já registrados em diversos municípios piauienses, como a redução dos volumes hídricos em reservatórios e a ausência de chuvas em importantes regiões do Estado.
Ainda de acordo com Dr. Gil Carlos, a situação tem gerado forte impacto no setor agropecuário. Diante desse cenário, o Governo do Estado ampliou para 129 o número de municípios atingidos pela chamada "Seca Verde", por meio de edição suplementar do Diário Oficial. O fenômeno tem afetado principalmente os pequenos e médios produtores. Participarão do debate representantes de entidades, órgãos públicos e da sociedade civil, além de especialistas em defesa civil e clima.
O objetivo é buscar soluções concretas e propor medidas emergenciais para mitigar os efeitos da crise climática no Piauí.
Ascom Parlamentar - Edição: Katya D'Angelles