Secretário de Saúde deve vir à Alepi ainda em outubro para falar sobre ações da pasta
Na sessão plenária da Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi) desta terça-feira (21), os deputados alinharam uma visita do secretário de Saúde, Antônio Luiz, à Casa para discutir as ações que estão sendo desenvolvidas pela pasta. A discussão aconteceu durante a votação de requerimento de Gustavo Neiva (PP) que propunha uma audiência pública para debater a gestão das Organizações Sociais (OS’s) nos hospitais estaduais. A expectativa é que o gestor compareça à Alepi ainda no mês de outubro.
Durante a votação da matéria, o líder da bancada do Governo, deputado Dr. Vinícius (PT), afirmou que o requerimento estaria em duplicidade com proposta do vice-presidente da Casa, Francisco Limma (PT), aprovada no começo de agosto, que convida o secretário Antônio Luiz para apresentar os avanços e conquistas da pasta na Comissão de Saúde, Educação e Cultura. Ele sugeriu que Gustavo Neiva retirasse o requerimento da pauta e fizesse o debate das OS’s nessa reunião.
Francisco Limma reforçou a sugestão garantindo que o secretário deve vir à Alepi ainda no mês de outubro, já que havia agenda marcada para que a apresentação dos resultados fosse feita neste mês, mas que precisou ser adiada. Gustavo Neiva acatou as sugestões, mas cobrou que conselhos, sindicatos e outras entidades de profissionais e usuários dos hospitais geridos por OS’s sejam convidados para o espaço. A demanda foi acatada pelo vice-presidente da Casa após Dr. Vinícius recomendar à bancada do governo que rejeitasse o requerimento.
O entendimento foi celebrado pelo líder do MDB, deputado João Mádison: “Agora é fazer isso o mais rápido possível, para tirar qualquer dúvida. Porque o Governo não tem nada a esconder e, ao mesmo tempo, como Gustavo é da oposição, ele quer saber como é que está a situação”.
Outros dois requerimentos de Gustavo Neiva foram analisados na sessão plenária e ambos foram aprovados. Um deles solicita à Águas do Piauí que instale um posto de atendimento na cidade de Avelino Lopes e o outro que o IDEPI (Instituto de Desenvolvimento do Piauí) ceda um imóvel localizado em São Francisco do Piauí à Associação de Desenvolvimento Comunitário dos Moradores do Assentamento e Região da Barragem Salinas.
Três requerimentos de Dr. Marcus Vinícius Kalume foram aprovados
O deputado Dr. Marcus Vinícius Kalume (PT) também teve mais de um requerimento aprovado na sessão plenária. O parlamentar requereu uma audiência pública para debater na Comissão de Defesa do Consumidor e Meio Ambiente as queimadas que assolam o estado. Mais focadas em infraestrutura, foram aprovadas matérias do parlamentar que cobram do IDEPI a manutenção da barragem de Poços, em Itaueira, e, da Equatorial Piauí, melhorias no fornecimento de energia à cidade de Beneditinos.
Ainda relacionados à infraestrutura do estado, foram aprovados requerimentos sobre rodovias. Ziza Carvalho (MDB) solicitou ao DER-PI (Departamento de Estradas e Rodagem) uma operação tapa buraco na PI-456, que liga Betânia a Paulistana, no trecho que passa pelo povoado Serra Vermelha. Marden Menezes (PSD) pediu ao DNIT (Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes) que faça um estudo para construir uma rotatória na BR-343 na entrada para o município de São José do Divino.
Nícolas Barbosa - Edição: Katya D’Angelles