Saúde mental: Gracinha Mão Santa defende campanhas contínuas
A deputada Gracinha Mão Santa (PP) utilizou a tribuna da Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi) durante a sessão plenária desta terça-feira (9) para destacar a importância do Setembro Amarelo e das campanhas de fortalecimento da saúde mental. Devido ao valor do tema, a parlamentar defendeu que essas ações sejam realizadas o ano inteiro e lembrou que a Lei 8.594/25, de sua autoria, já garante essa abordagem.
“Ela é para o ano inteiro, porque a saúde mental é o que tem que ser mais trabalhado. Os sinais de cada cidadão, que seja trabalhado. Que não se leve como besteira, [e sim] como algo que é relevante. Chamar a atenção a outros tipos de fuga que as famílias às vezes têm. Às vezes tem também desconhecimento. A gente tem que se preocupar porque é um problema que está aumentando. A gente vê crianças com esses problemas sérios, com automutilação. Ela vem do excesso de ansiedade, está aparecendo mesmo como o mundo está hoje”, defendeu Gracinha Mão Santa.
Automutilação e depressão foram algumas complicações relacionadas a problemas de saúde mental citados pela deputada. Ela relatou que a lei piauiense, também chamada de “Basta: autolesão, depressão e suicídio”, é inspirada em legislações dos estados do Ceará e Amazonas que tem bons resultados e informou que o Senado Federal aprovou lei bastante semelhante que deve nacionalizar os cuidados com saúde mental.
Gracinha Mão Santa destacou outro projeto de sua autoria relacionado ao tema que foi aprovado na Comissão de Constituição e Justiça desta terça-feira. A matéria cria o Programa de Acompanhamento Psicológico no Pós-Natal para Mães Recém-Paridas, visando à prevenção e ao tratamento da depressão pós-parto e buscando treinar as equipes de saúde acerca do assunto.
Ainda durante o grande expediente, Gracinha Mão Santa convidou a população parnaibana para participar do Alepi Itinerante que vai acontecer no município litorâneo nesta sexta-feira (12). A deputada disse que é um momento importante que mostra o Legislativo chegando a mais lugares.
Ela também convidou os piauienses a participarem dos festejos religiosos das cidades de Bom Princípio e Santa Cruz dos Milagres. Para a parlamentar, são momentos de fé importante que fortalecem o turismo religioso no estado.
Nícolas Barbosa - Edição: Katya D’Angelles