Sala de Descompressão da Alepi atenderá cerca de 30 servidores por semana

por Nicolas Nunes Barbosa publicado 16/09/2025 09h13, última modificação 16/09/2025 09h13
Atendimentos começaram a ser feitos nesta segunda-feira (15)

A Sala de Descompressão da Assembleia Legislativo do Piauí, que faz parte do Programa Bem-Estar Alepi, foi lançada na última quarta-feira (10) e já começou as atividades na manhã desta segunda (15). O espaço, voltado exclusivamente para os servidores da Casa, tem como objetivo oferecer suporte em saúde mental e emocional por meio de acompanhamento psicológico e terapias integrativas.

 


O funcionamento será organizado de forma a atender aproximadamente 30 servidores por semana, em sessões de 40 minutos. As segundas e quartas-feiras serão dedicadas ao atendimento psicológico, enquanto nas terças e quintas serão oferecidas terapias integrativas, como acupuntura, massoterapia, aromaterapia, mindfulness e relaxamento guiado. Os agendamentos poderão ser feitos todas as quintas-feiras, das 7h30 às 13h30, diretamente no setor de Serviço Social da Alepi.

 


De acordo com a servidora Socorro Lima, do setor de Serviço Social, a integração entre as áreas será essencial para garantir um atendimento mais completo aos colaboradores. “Nosso setor terá uma forte integração com as terapias, claro, respeitando a ética entre o paciente e a terapeuta. Mas sempre que aprovado pelo paciente, faremos um acompanhamento mais aproximado, a depender da demanda de cada um”, explicou.

 


O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Severo Eulálio, destacou a importância do projeto para o cuidado com os servidores. “Mais do que uma campanha, o Setembro Amarelo é um convite à reflexão e ao diálogo. Com o Programa Bem-Estar Alepi, queremos não apenas prevenir situações de sofrimento, mas também construir um ambiente de trabalho mais saudável, acolhedor e humano. A saúde mental precisa ser tratada como prioridade, e estamos dando um passo importante nesse sentido”, afirmou.

 


O programa é coordenado pela terapeuta integrativa Karol Falcão, dentro da Diretoria de Serviço Social, e tem como meta reduzir níveis de estresse, ansiedade e depressão no ambiente de trabalho, além de atender às exigências da nova NR1, que prevê a inclusão dos riscos psicossociais nos programas de prevenção.

 


Aberto aos servidores da Casa, o lançamento do Programa Bem-Estar Alepi reforça o compromisso da Assembleia Legislativa em criar uma cultura de autocuidado, prevenção e valorização da vida, promovendo um ambiente de trabalho mais saudável e humano.

 

Luana Campos - Edição: Nícolas Barbosa