Richard Torsiano recebe homenagem na Alepi

por Katya D'Angelles publicado 22/09/2025 13h50, última modificação 22/09/2025 14h11
A contribuição do homenageado para criação do primeiro núcleo de regularização fundiária

A Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi) realizou na manhã desta segunda-feira (22) sessão de entrega de título de cidadania piauiense a Richard Torsiano. A sessão foi aberta pela deputada Elisângela Moura (PC do B) e presidida pelo propositor da honraria, o vice-presidente da Alepi, Francisco Limma (PT). O parlamentar expressou honra e reconhecimento pela sua trajetória profissional e de vida, destacando sua contribuição para a regularização fundiária no Brasil, especialmente no Piauí. “É uma honra o nosso querido Piauí poder contar com uma pessoa da sua experiência, da sua envergadura profissional, ética, moral, que muito tem feito pelo Piauí, pela América Latina, pelo Brasil”, afirmou. Segundo Limma Richard ajudou a escrever um legado social de valor histórico do Piauí. “Esse é o sentimento que nos acomete hoje, de estar aqui apenas reconhecendo todo o esforço, todo o trabalho, toda dedicação ao nosso querido Estado”, afirmou.



O deputado destacou que o homenageado foi chamado para combater a grilagem de terras, levando à criação do primeiro núcleo de regularização fundiária no Judiciário 
Ações como a modernização da lei estadual de regularização fundiária foram lembradas. A atuação do homenageado começou em 2007 no Incra. Entre 2011 e 2012, apoiou o combate à grilagem de terras no sul do Piauí, estruturando o primeiro Escritório de Governança Fundiária do país na cidade de Bom Jesus.

IMAGENS DO DIA 

Richard Torsiano destacou os desafios da questão fundiária no Brasil e a importância da colaboração entre os poderes Executivo, Judiciário e Legislativo para solucionar conflitos e promover o desenvolvimento, algo que ele viu acontecer no Piauí. O orador elogiou o Judiciário piauiense e mencionou um estudo que destacou a peculiaridade do estado em relação ao seu desenvolvimento econômico, impulsionando a busca por soluções para a insegurança jurídica e a instabilidade na ocupação da terra. “O Piauí se tornou uma referência nacional e internacional em soluções para essa questão”, destacou.



O desembargador Ricardo Gentil agradeceu a Richard por seu trabalho e lembrou as dificuldades iniciais e as colaborações que ajudaram a alcançar resultados positivos. O desembargador Hilo de Almeida Sousa também elogiou a dedicação de Richard e ressaltou a importância emocional de entregar títulos de regularização fundiária às pessoas. Ele parabenizou todos os envolvidos na causa. O deputado Evaldo Gomes (Solidariedade) ressaltou a importância do trabalho de Richard em defesa dos mais necessitados, mencionando seu histórico profissional e suas contribuições, como consultor da ONU e do Banco Mundial, além de suas condecorações. “O maior legado de Richard é dar oportunidades aos mais pobres, e a homenagem representa a lembrança da luta por aqueles que não tinham terra nem lar”, afirmou.

 

“O nosso homenageado, é um grande parceiro e amigo, e agora irmão e conterrâneo piauiense, o grande Richard Torsiano, aí pelo seu trabalho, pela sua capacidade. E não poderia deixar de prestigiá-lo nesse momento aqui, porque entendo que esse é um momento importante aqui para o desenvolvimento do Estado do Piauí”, destacou a deputada Elisângela Moura.


Fizeram parte da mesa de honra o Desembargador Hilo de Almeida Sousa, Corregedor do Foro Extrajudicial do TJ-pi, Desembargador Ricardo Gentil Eulálio Dantas, Vice-Presidente e Corregedor do Tribunal Regional Eleitoral do Estado do Piauí, Luiz de Moura Correia, Juiz Auxiliar da Presidência do Tribunal de Justiça do Piauí, Rodrigo Cavalcante, Diretor-Geral Do Instituto Da Regularização Fundiária e do Patrimônio Imobiliário do Estado do Piauí – Interpi, Odonias Leal da Luz Filho, Presidente da Comissão De Acompanhamento do Processo Legislativo da OAB Piauí representando a Ordem Dos Advogados do Brasil Seccional Piauí (OAB - PI).

 

Liuce Santos/ Edição: Katya D'Angelles